Péricles Cavalcanti
DESCONECTADO?
Esse álbum, em muitos sentidos, tem a ver com as “lives” que tenho feito no TikTok, em que canto minhas canções antigas ou mais novas, de uma forma intimista, voz e violão, para um público diverso, em geral muito jovem, e que não conhecia a maioria delas.
Esses são os casos, de “O que quer dizer?”, lançada por Miúcha nos anos 70, ou de “Mais um bolero”, por Adriana Calcanhotto nos 90, ou mesmo de “Toda criança quer”, gravada Esses encontros online, que realizo semanalmente, me fizeram querer gravar algumas das minhas canções lançadas por outros artistas e que eu ainda não tinha registrado num álbum. pela “Palavra Cantada”, já no começo deste século 21.
Além do mais, isso me animou a fazer um álbum em que todas as faixas tivessem como base, voz e violão, gravados juntos, o que nunca havia feito antes, inteiramente. E, só depois, acrescentar alguns poucos instrumentos ou vozes, como os saxes e a flauta de Marcelo Monteiro; o trompete e o flugelhorn de Claudio Faria; os teclados de Pipo Pegoraro e as vozes de Kika Carvalho.
E todos eles brilharam nas suas intervenções.
Portanto essa minha atividade no TikTok, onde tenho alguns milhares de seguidores e que está entre as origens desse novo lançamento, explica, também, a ironia intencional do título do álbum: DESCONECTADO?, palavra que está na letra de “Anacrônico”, faixa de abertura, composta recentemente.
Além disso, no repertório há, também, “Brigitte Bardot” e “Deuses e homens”, duas canções que o formato voz e violão me fez ter vontade de regravar de um jeito mais adequado do que elas o foram originalmente, nos álbuns “Blues 55” (2004) e “Sobre as Ondas” (1995).
E tive o privilégio de ter a capa realizada pelo artista Rico Lins!
E me agrada muito esse tom geral intimista que resultou dessas gravações, numa época de tanto alarde, dentro e fora da internet.
Release escrito por Péricles Cavalcanti
Participam de DESCONECTADO?
Músicos: Claudio Faria, Kika Carvalho, Marcelo Monteiro, Pipo Pegoraro e o próprio Péricles
Capa: Rico Lins
Produção musical: Péricles Cavalcanti e Pipo Pegoraro
Mixagem e Masterização: Pipo Pegoraro